quinta-feira, 29 de agosto de 2013
Filhos do coração, é um sonho que eu busquei a muito tempo.
Ele foi criando com a intenção de ajudar pessoas que tem,teve filhos com algum tipo de cardiopatia..
Tive um filho q nasceu com Tetralogia de Fallot.
Era muito difícil pq eu ñ tinha muito conhecimento nem sabia onde encontrar algo q me ajuda , a entender mais sobre o tudo que eu estava passando.mas busquei entender tudo para saber como lidar com essa situação que eu passava.
Sei que como eu, tem muitas q passaram ou passa.
E tem vontade de entende .tudo que acontece com nossos filhos amados.
Pois bem amigas vou tentar mostrar um pouco do que sei,o que passei...
Eu seguro minha mão na sua..
Eu seguro minha mão na sua.. Uno meu coração ao seu.. Para fazer aquilo que Sozinho eu não consigo!! Vamos ajudar Tia Katia registrar e regulamentar os Filhos do Coração?
Galera é o seguinte pretendo fazer o projeto filhos do coração! e como nada é de graça fazer o projeto ser legal custa e não é pouco... o nome www.filhosdocoracao.com.br ja é nosso então preciso da patente, e de por este projeto no papel assim poderemos fazer muito mais para crianças especiais e ter mais apoio que precisamos. Então como venho recebendo muito pedidos para curso de pintura e recreação, resolvi usar estes cursos para levanta o filhos do coração e vou contar com a colaboração de todos meus amigos q q acredita nesse projeto que não é só meu é de todos nós. acho que assim poderei fazer mais, e voltar meu trabalho somente para este fim. lógico q continuarei com todos que precisar de mim jÁ sabe como sempre digo a todos precisarem de mim pq se ''É SÓ CHAMAR!!!" CONTO COM O APOIO DE TODOS E JÁ VOU LOGO DIZENDO Q TEM BIOOCOR NA SEMANA DA CRIANÇA VAMOS PREPARAR ALGO COM NOSSAS CRIANÇAS CARDIOPATA E TAMBÉM NA COMUNIDADE DO BAIRRO PRAIA... " O QUE PARECE SER POUCO PARA VOCÊ É MUITO GRANDE PARA OUTROS! ME AJUDEM A DIVULGAR. PARA PODER CONSEGUIR FAZER ESTE SONHO REALIDADE!
OBRIGADA
TIA KÁTIA
OBRIGADA
TIA KÁTIA
sexta-feira, 22 de junho de 2012
Dia da cardipatia no Biocor
No Ultimo dia 16 de Junho,
realizamos um encontro para marca o dia da cardiopatia, que aconteceu no dia 12
de Junho.
As crianças estavam tendo
alta, que alegria!Mas antes de voltar para casa tomaram o café com a gente.
Tatiana, Leo (palhacinhos do bem) , Daniele, Isadora,Tia Kátia foram os organizaram
do café para as crianças com vários quitutes deliciosos, hummmm....Lembrando que
foi com ajudas de varias pessoas que contribuíram para tudo acontecer. Lembrancinhas
educativas, e guloseimas de coração para estas crianças lindas que tem a marquinha
no peito. As médicas Alexandra Martins (psicóloga) e Cristiane Nunes (cardiologista)
que abriram as portas gentilmente como sempre, e participaram desse dia, que
para elas também é de extrema importância ser lembrado. Fizemos pinturinhas, balão
Espadas para os pequenos Guerreiros , e o encontramos com os bonecos que trabalharam no
Biocor fazendo teatrinho de aceitação. Quero
dizer que foi muito emocionante poder encontrar com estes bonecos que também são filhos do coração!
HÀAA.... NÃO PODERIA DEIXAR DE DIZER QUE ESTAS FOTOS SUPER BACANAS
FORAM TIRADAS PELA Dra. ALEXANDRA MARTIS.
E TAMBEM DIZER QUE TEREMOS NOVIDADES EM BREVE...
LEMBRE-SE QUE A CONCIENTIZAÇÃO NÃO TEM UM DIA CERTO PARA SER LEMBRADA, OU SEJA É TODOS
OS DIAS QUE DEVEMOS LEMBRAR CARDIPATIA.
BEIJOS AMIGOS DO FILHO DO CORAÇÃO...
TIA KÁTIA
![]() |
| Tatiana, Dra. Cristiane Nunes e Leo |
![]() |
| Guloseimas e kit educativos... |
![]() |
| Caio super carismatico |
![]() |
| Dra. cardiobella e Tia katia |
![]() |
![]() |
| Eu tenho a maquinha no peito...Sou filhos do coração! |
![]() |
| Samuel o encantador e o papai |
![]() |
| Geovana pintado |
![]() |
| Encontro entre amigos e bonecos. |
![]() |
| Gabriela, Tia Kátia,Dra. Cristiane, Daniela |
![]() |
| Eu tenho a marquinha no peito. |
![]() |
| Hummm o café... |
![]() |
| Caio e o papai |
quinta-feira, 31 de maio de 2012
A cirurgia cardíaca infantil é muito diferente da cirurgia cardíaca de adulto. É muito importante que o atendimento seja feito em um Hospital com equipes especializadas no atendimento destes pacientes pois as necessidades de cuidados são maiores.
A cada 100 crianças nascidas, aproximadamente 1 acaba por precisar da atenção de um cardiologista pediátrico, embora não necessariamente de uma cirurgia no coração.
Algumas doenças podem se manifestar logo após o nascimento e precisar de uma cirurgia ou mesmo não ter sintomas quaisquer que dificultam o diagnóstico e tratamento.
As cardiopatias podem ser divididas em cianóticas e acianóticas, quando o fluxo pulmonar é insuficiente, a cardiopatia e dita cianótica, deixando a criança com cianose (roxa), são doenças como a tetralogia de fallot, transposição de grandes artérias, atresia pulmonar, anomalia de ebstein, truncus arteriosus, drenagem anomala total, etc. Já nas acianóticas, existe o hiperfluxo de sangue aos pulmões, e predominam os sintomas de insuficiência cardíaca (cansaço), as doenças são premeabilidade do canal arterial, comunicação inter-atrial, comunicação inter-ventricular, defeito de septo parcial e total.
Algumas doenças não se classificam perfeitamente nestas condições, como o anel vascular, cor triatriatum, coarctação de aorta, membran sub-aortica e estenose aortica, mas geralmente são classificadas como acianóticas.
São as doenças mais frequentes:
Anel vascular: ocorre quando um vaso realiza um laço em volta do esôfago ou traquéia, dando sintomas de compressão de vias aéreas ou digestivas, link para artigo de diverticulo de kommerel, o tratamento consiste na secção do vaso. A causa mais frequente é a origem anômala da artéria subclavia direita, mas neste caso, apenas é feita a cirurgia com a comprovação do estreitamento.
Permeabilidade do canal arterial: muito comum em prematuros, é o defieot extra-cardíaca mais comum. Representa a comunicação da aorta com a artéria pulmonar. Geralmente seu diagnóstico leva à cirurgia ou mais recentemente o fechamento por dispositivos percutâneos. Foi a primeira cirurgia cardíaca realizada, feita por Gross em 1936.
Coarctação da aorta: é o estreitamento da aorta após a saída do coração, pode precisar de cirurgia de emergência. As pessoas com esta condição apresentam hipertenão arterial e geralmente têm um diminuição da pulsão dos pés em comparação com as mãos.
Foramem oval patente: muito comum na população, geralmente não há indicação de tratamento, apenas em casos de derrames (acv) com origem embólica. Atualmente não há consenso na literatura sobre qual a conduta mais correta.
Comunicação inter-atrial: Consiste em uma falha na parede dos átrios, permitindo a passagem do sangue de um lado para outro, é a cardiopatia congênita mais comum do adulto, pois geralmente dá poucos sintomas atrasando seu diagnóstico. A cirurgia deve ser feita em idade pré-escolar e sua indicação depende dos sintomas e a repercussão da doença, determinado pelo ecocardograma.
Comunicação inter-ventricular: consiste na comunicação entre os dois ventrículos, o sangue passa do lado esquerdo para o direito pela diferença de pressão, se não tratado pode levar a hipertensão pulmonar. A maioria dos caso tem cura espontânea, é comum ouvir que determinada pessoa tinha sopro que sumiu após alguns anos. A cirurgia é indicada conforme a localização da lesão no coração ou sua repercussão determinada pelo ecocardiograma.
Defeito de septo parcial: consite na presença de uma falha na divisão dos átrios e uma abertura na válvula que fecha o ventrículo esquerdo (mitral), geralmente seu diagnóstico implica na indicação de cirurgia, na idade pré-escolar.
Defeito de septo total: é uma doenca complexa, que geralmente ocorre na Síndrome de Down, consiste na presença de uma falha entre os átrios e os ventrículos e a presença de uma válvula única entre eles, no lugar de duas. As crianças com Síndrome de Down com esta doença devem realizar a cirurgia antes dos seis meses de idade, pelo risco de hiperteñsão pulmonar.
Tetralogia de fallot: uma das cardiopatias cianóticas mais comuns, consiste no estreitamento da saída do ventrículo direito e uma abertura entre os ventrículos, desta maneira o sangue sem oxigenação passa para a circulação do corpo, deixando a criança cianótica (azulada). Em alguns casos a cirurgia tem que ser feita logo ao nascimento (blalock) ou mais tarde conforme a gravidade dos sintomas.
Transposição de grandes artérias: é a cardiopatia cianótica mais comum, seu diagnóstico implica em uma cirugia nos dias subsequentes ao nascimento. Consiste na troca da posição dos vasos que saem do coração e sua cirurgia promove a relocação na posição adequada (cirurgia de jatene). As crianças com este diagnostico precisam de atendimento em um centro especializado, com casos de uso de medicações especiais e de cateterismo.
Hipoplasia do coração esquerdo: é uma cardiopatia muito grave, necessita de tratamento logo após o nascimento em uma unidade especializada, com administração de medicações especiais. Consiste em um desenvolvimento inadequado de toda parte esquerda do coração, seu tratamento pode ser a cirurgia de norwood ou recentemente para casos mais graves um tratamento chamado de hibrico, com uso concomitante de cirurgia e stents.
Fisiologia de ventrículo único: nome genérico para várias situações onde apenas um ventrículo deverá manter toda a função cardíaca, podem ser usadas na hipoplasia de coração esquerdo, transposição com estenose pulmonar, dupla via de entrada de ventrículo esquerdo, defeito de septo desbalanceado, etc. As crinaças que têm esta situação devem sempre acompanhar com cardiologista especializado.
Algumas cirurgias apresentam o nome das pessoas que desenvolveram a técnica e são usadas até hoje.
Blalock-taussig: A história desta cirurgia pode ser vista no filme Quase Deuses, com Willian Hurt, é usada para tratar cardiopatias cianóticas, aumentando o fluxo de sangue para o pulmão por uma comunicação artificial entre a aorta e a artéria pulmonar, usando um tubinho. Éè considerada uma cirurgia paliativa, ou seja, pode precisar de outras para complementar o tratamento.
Glenn: Consiste na união da veia subclavia com a artéria pulmonar esquerda, para aumentar o fluxo de sangue para o pulmão, deve ser feita após os 2 meses de idade, é considerada uma cirurgia paliativa e geralmente é feita a cirurgia de Fontam alguns anos depois, criando a fisiologia de ventrículo único.
Fontan: ultima cirurgia feita para criação da fisiologia do ventrículo único, exclui o retorno do sangue dos membros do coração, direcionando para os pulmões. Seu desenvlvimento tambem é creditado ao grande cirurgião argentino dr. Kreutz, que fez residência no InCor em são Paulo, com o dr. Zerbini (link para artigo).
Norwood: desenvolvida para o tratamento da hipoplasia do coração esquerdo, é uma cirurgia complexa, onde é criada uma saída única do coração para a grande circulação e criado um desvio de sangue para os pulmões.
Jatene: criada pelo prof. Adib Jatene no Incor de São Paulo e é considerada uma das maiores contribuições do Brasil para a medicina. Consiste na troca de posição dos vasos do coração para o tratamento da transposição das grandes artérias e recolocação das artérias coronárias.
A cada 100 crianças nascidas, aproximadamente 1 acaba por precisar da atenção de um cardiologista pediátrico, embora não necessariamente de uma cirurgia no coração.
Algumas doenças podem se manifestar logo após o nascimento e precisar de uma cirurgia ou mesmo não ter sintomas quaisquer que dificultam o diagnóstico e tratamento.
As cardiopatias podem ser divididas em cianóticas e acianóticas, quando o fluxo pulmonar é insuficiente, a cardiopatia e dita cianótica, deixando a criança com cianose (roxa), são doenças como a tetralogia de fallot, transposição de grandes artérias, atresia pulmonar, anomalia de ebstein, truncus arteriosus, drenagem anomala total, etc. Já nas acianóticas, existe o hiperfluxo de sangue aos pulmões, e predominam os sintomas de insuficiência cardíaca (cansaço), as doenças são premeabilidade do canal arterial, comunicação inter-atrial, comunicação inter-ventricular, defeito de septo parcial e total.
Algumas doenças não se classificam perfeitamente nestas condições, como o anel vascular, cor triatriatum, coarctação de aorta, membran sub-aortica e estenose aortica, mas geralmente são classificadas como acianóticas.
São as doenças mais frequentes:
Anel vascular: ocorre quando um vaso realiza um laço em volta do esôfago ou traquéia, dando sintomas de compressão de vias aéreas ou digestivas, link para artigo de diverticulo de kommerel, o tratamento consiste na secção do vaso. A causa mais frequente é a origem anômala da artéria subclavia direita, mas neste caso, apenas é feita a cirurgia com a comprovação do estreitamento.
Permeabilidade do canal arterial: muito comum em prematuros, é o defieot extra-cardíaca mais comum. Representa a comunicação da aorta com a artéria pulmonar. Geralmente seu diagnóstico leva à cirurgia ou mais recentemente o fechamento por dispositivos percutâneos. Foi a primeira cirurgia cardíaca realizada, feita por Gross em 1936.
Coarctação da aorta: é o estreitamento da aorta após a saída do coração, pode precisar de cirurgia de emergência. As pessoas com esta condição apresentam hipertenão arterial e geralmente têm um diminuição da pulsão dos pés em comparação com as mãos.
Foramem oval patente: muito comum na população, geralmente não há indicação de tratamento, apenas em casos de derrames (acv) com origem embólica. Atualmente não há consenso na literatura sobre qual a conduta mais correta.
Comunicação inter-atrial: Consiste em uma falha na parede dos átrios, permitindo a passagem do sangue de um lado para outro, é a cardiopatia congênita mais comum do adulto, pois geralmente dá poucos sintomas atrasando seu diagnóstico. A cirurgia deve ser feita em idade pré-escolar e sua indicação depende dos sintomas e a repercussão da doença, determinado pelo ecocardograma.
Comunicação inter-ventricular: consiste na comunicação entre os dois ventrículos, o sangue passa do lado esquerdo para o direito pela diferença de pressão, se não tratado pode levar a hipertensão pulmonar. A maioria dos caso tem cura espontânea, é comum ouvir que determinada pessoa tinha sopro que sumiu após alguns anos. A cirurgia é indicada conforme a localização da lesão no coração ou sua repercussão determinada pelo ecocardiograma.
Defeito de septo parcial: consite na presença de uma falha na divisão dos átrios e uma abertura na válvula que fecha o ventrículo esquerdo (mitral), geralmente seu diagnóstico implica na indicação de cirurgia, na idade pré-escolar.
Defeito de septo total: é uma doenca complexa, que geralmente ocorre na Síndrome de Down, consiste na presença de uma falha entre os átrios e os ventrículos e a presença de uma válvula única entre eles, no lugar de duas. As crianças com Síndrome de Down com esta doença devem realizar a cirurgia antes dos seis meses de idade, pelo risco de hiperteñsão pulmonar.
Tetralogia de fallot: uma das cardiopatias cianóticas mais comuns, consiste no estreitamento da saída do ventrículo direito e uma abertura entre os ventrículos, desta maneira o sangue sem oxigenação passa para a circulação do corpo, deixando a criança cianótica (azulada). Em alguns casos a cirurgia tem que ser feita logo ao nascimento (blalock) ou mais tarde conforme a gravidade dos sintomas.
Transposição de grandes artérias: é a cardiopatia cianótica mais comum, seu diagnóstico implica em uma cirugia nos dias subsequentes ao nascimento. Consiste na troca da posição dos vasos que saem do coração e sua cirurgia promove a relocação na posição adequada (cirurgia de jatene). As crianças com este diagnostico precisam de atendimento em um centro especializado, com casos de uso de medicações especiais e de cateterismo.
Hipoplasia do coração esquerdo: é uma cardiopatia muito grave, necessita de tratamento logo após o nascimento em uma unidade especializada, com administração de medicações especiais. Consiste em um desenvolvimento inadequado de toda parte esquerda do coração, seu tratamento pode ser a cirurgia de norwood ou recentemente para casos mais graves um tratamento chamado de hibrico, com uso concomitante de cirurgia e stents.
Fisiologia de ventrículo único: nome genérico para várias situações onde apenas um ventrículo deverá manter toda a função cardíaca, podem ser usadas na hipoplasia de coração esquerdo, transposição com estenose pulmonar, dupla via de entrada de ventrículo esquerdo, defeito de septo desbalanceado, etc. As crinaças que têm esta situação devem sempre acompanhar com cardiologista especializado.
Algumas cirurgias apresentam o nome das pessoas que desenvolveram a técnica e são usadas até hoje.
Blalock-taussig: A história desta cirurgia pode ser vista no filme Quase Deuses, com Willian Hurt, é usada para tratar cardiopatias cianóticas, aumentando o fluxo de sangue para o pulmão por uma comunicação artificial entre a aorta e a artéria pulmonar, usando um tubinho. Éè considerada uma cirurgia paliativa, ou seja, pode precisar de outras para complementar o tratamento.
Glenn: Consiste na união da veia subclavia com a artéria pulmonar esquerda, para aumentar o fluxo de sangue para o pulmão, deve ser feita após os 2 meses de idade, é considerada uma cirurgia paliativa e geralmente é feita a cirurgia de Fontam alguns anos depois, criando a fisiologia de ventrículo único.
Fontan: ultima cirurgia feita para criação da fisiologia do ventrículo único, exclui o retorno do sangue dos membros do coração, direcionando para os pulmões. Seu desenvlvimento tambem é creditado ao grande cirurgião argentino dr. Kreutz, que fez residência no InCor em são Paulo, com o dr. Zerbini (link para artigo).
Norwood: desenvolvida para o tratamento da hipoplasia do coração esquerdo, é uma cirurgia complexa, onde é criada uma saída única do coração para a grande circulação e criado um desvio de sangue para os pulmões.
Jatene: criada pelo prof. Adib Jatene no Incor de São Paulo e é considerada uma das maiores contribuições do Brasil para a medicina. Consiste na troca de posição dos vasos do coração para o tratamento da transposição das grandes artérias e recolocação das artérias coronárias.
Filhos do coração, é um sonho que eu busquei a muito tempo.
Ele foi criando com a intenção de ajudar pessoas que tem,teve filhos com algum tipo de cardiopatia..
Tive um filho q nasceu com Tetralogia de Fallot.
Era muito difícil por queq eu não tinha muito conhecimento nem sabia onde encontrar algo que me ajuda , a entender mais sobre o tudo que eu estava passando.mas busquei entender tudo para saber como lidar com essa situação que eu passava.
Sei que como eu, tem muitas que passaram ou passa.
E tem vontade de entender tudo que acontece com nossos filhos amados.
quinta-feira, 25 de novembro de 2010
FILHOS DO CORAÇÃO
Quero apresentar para vocês meu filho IAGO, este garoto lindo que veio com uma grande missão aqui na terra,ENSINAR O SENTIDO DO AMOR.
Antes de começar queria com partilhar com vocês uma mensagem q escrevi para ele.
COELHINHO VALENTE
Meu anjo,
Sei q está bem, ti imagino em um lindo jardim cheio de crianças. vocês correndo por entre as flores com um céu lindo e azul. Você foi o melhor sonho q eu tive.mas você partiu e me deixou aqui, sem nenhuma opção de escolha.tendo que aprender a viver sem você.
COMO SE FOSSE O COELINHO VALENTE QUE VOCÊ ME DISSE QUE QUERIA SER.
As vezes me sinto como se eu tivesse sonhando ,e q eu vou acordar e nada disso é verdade.vou acordar e ver você aqui . q tudo foi um pesadelo, e q você ñ se foi.
Hoje faz 4 anos que tudo aconteceu. Mas um ano se passou, e eu estou tentando aprender a viver sem sua alegria , sem sua presença, sem seu amor. Vejo o João Vitor crescer e imagino como vocês seriam grandes amigos.
Hoje Deus deu para nós mais duas princesinhas Isabella, e Camila. As irmãzinhas q você me mandou parar me ajudar a continuar esse caminho.Estou tentando aceitar IAGO, porque tenho seus irmãozinhos para mim cuidar...
Mas a dor continua...
Acho que diminuiu. Ou eu aprendi a viver com ela, choro menos.
Estou tentando ser forte e acho que estou conseguindo. Mas hoje não deu pra segurar, sinto um aperto no peito q dói , saudade, lembranças,imagens é isso q ficou. O me consola é que eu creio em um reencontro.espero esse momento, poder reunir nossa família de novo. Assim como dizia aquela musica que você cantou para mim na festa da família :
Viver unidos cada dia faz tão bem, nas horas mais triste com o mesmo olhar,De braços abertos mesmo em momentos tão difíceis como foi o nosso.
Continue na paz meu amado.Sua mamãe q sempre vai ti amar...
16/12/2008
Assinar:
Postagens (Atom)


























