quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Tetralogia de Fallot


Definição:
Defeito congênito do coração que consiste em 4 anomalias que resultam em sangue insuficientemente oxigenado bombeado para o corpo.

Causas, incidência e fatores de risco:
A causa da maioria dos defeitos congênitos do coração é desconhecida. Fatores pré-natais que estão associados a uma incidência maior que a normal da doença incluem rubéola maternal ou outras doenças virais durante a gestação, nutrição deficiente durante o pré-natal, alcoolismo maternal, mães acima dos 40 anos e diabetes. Há uma incidência mais alta de Tetralogia de Fallot em crianças com Síndrome de Down.

A Tetralogia de Fallot é classificada como um defeito cardíaco cianótico, pois o distúrbio resulta em sangue insuficientemente oxigenado bombeado para o corpo, o que leva a uma cianose (coloração roxo-azulada da pele) e falta de ar. A forma clássica de Tetralogia inclui 4 defeitos dentro das estruturas do coração: defeito do septo ventricular (orifício entre os ventrículos direito e esquerdo), estreitamento da válvula pulmonar (do pulmão), aorta deslocada e parede espessa do ventrículo direito. Há um fluxo de sangue não oxigenado na circulação geral e uma diminuição do fluxo de sangue para os pulmões, o que compõe o distúrbio cianótico. Ao nascer, a criança não mostra sinais de cianose, mas pode desenvolver, mais tarde, episódios de pele azulada ao chorar ou ao se alimentar. A Tetralogia de Fallot ocorre em aproximadamente 50 em cada 100.000 crianças. É a segunda causa mais comum de doença cardíaca cianótica em crianças.

40 comentários:

  1. Respostas
    1. tem que operar?minha sobrinha neta nasceu com esta má-formação esta com 10 meses é o cardiovascular esta querendo marcar a cirurgia.........estamos preocupados.

      Excluir
  2. Eu nasci com essa doença.
    hoje me encontro com 40 anos.
    fui abençoada por DEUS, pois sobrevivi, sou casada tenho um casal de filhos lindos e saudaveis.
    gostaria de conhecer pessoas com o mesmo problema que eu tive ou suas mães..
    meu email e deiseronchi@ig.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Deise...tenho esse problema e podemos conversar mais sobre o assunto?

      Excluir
  3. oi denise, nossa tão bom saber q tem pessoas que sobrevivaram q tanta dor hoje estou começando tudo de novo. acho q aprendendo de novo a viver. hoje sou uma palhacinha as vezes com mascara pq tem vezes q doi e sorrinho por for amas ainda choro por dentro

    ResponderExcluir
  4. OI, me falem um pouco mais da doença, por favor, obg

    ResponderExcluir
  5. Hj esta sendo um dia muito importante,pois meu sobrinho Higor internou-se para fazer os exames e assim operar em dois dias.Essa espera dura dois anos,pois a 1 vez ele perdeu estava resfriado.Ele esta com 4 anos e meio.Ele tem Tetralogia de Fallot.Rezem por ele.

    ResponderExcluir
  6. OI Di, falo sim Tetralogia de Fallot, é uma ma formação congenita do coração que consiste em 4 anomalias que resultam em sangue insuficientemente oxigenado bombeado para o corpo. causa da maioria dos defeitos congênitos do coração é desconhecida. Fatores pré-natais que estão associados a uma incidência maior que a normal da doença incluem rubéola maternal ou outras doenças virais durante a gestação, nutrição deficiente durante o pré-natal, alcoolismo maternal, mães acima dos 40 anos e diabetes. Há uma incidência mais alta de Tetralogia de Fallot em crianças com Síndrome de Down. no meu caso eu tinha 20 anos, ñ bebia nem fumava saude perfeita. mas coisa sq acontecem em nossa vidas e queo dizer para vocês mães que entedo que Deus confia estas crianças em nossas mãos pois Deus nos ver especias , para esta com crianças especiais. mas vou esta pegando mas informções novas para vocês ... conte com essa nova amiga estou sempre com vocês

    ResponderExcluir
  7. Eu tive um filho q nasceu com esse problema, tetralogia de fallot, mais nenhumas dessas causas acima citadas se encaixam comigo, pois não fumo,não bebo,nao tive rubeola, não tive nenhum outro problema d saude, fiz o pré-natal corretamente,e meu filho não tinha sindrome down. Ele operou 3 dias depois ele faleceu.Tenho saude boa,meu marido tbm, então pq meu filho nasceu com esse problema????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi maurinha ! eu faço a mesma pergunta! tambem tenho uma filha com tretalogia e nenhum desses fatores se encaixam em minha vida! sem vicios ,sem rubeula sem explicaçao ...

      Excluir
  8. Meu filho tem esse problema ele fez uma cirurgia com 1 anos e meio de idade hoje ele tem 11 anos. esta tendo uma vida normal ate agora mas com um bom acompanhamento medico. talvez tera que fazer uma cirurgia nesse ano para trocar uma válvula pulmonar. que esta com perda de fluxo. e aos 18 anos fara mais uma no coração. aparentemente é uma criança normal. é uma criança muito amada todos adoram ele. ele trouxe muito amor para todos que convive com ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi gostaria de falar do assunto com vc 88999968400 wats

      Excluir
  9. Ola Minha filha também teve esse problema, quado eu estav gravida na 5 mes de gestação fiz um ultrassom morfologico, e acusou esse problema, foi muito triste saber, mas enfim lutei pq os medicos disseram varias coisas pra mim, ate q a Fernanda nasceu graças a Deus linda e saudavel porem com o probleminha, ae com 7 dias de nascida ela passou pela cirurgia, foi um sucesso mas porem tera que fazer outra, é triste mas acredito em Deus ele vai no guardar

    ResponderExcluir
  10. eu tive um filho com essa doençae hoje tem 5 aninhos e vive uma vida bem normal,mas antes da cireugia passamos muita dificuldades para ele se alimentar e chorava muito era muito magrinho ainda é mas graças a deus é bem esperto.
    descobri com 6 meses de gravidez foi um susto ,se operou com 8 meses de vida e a cirurgia foi um sucesso e a principio nunca mais sera preciso outra cirugia esta tudo em ordem ele é um menino lindo e muito amado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola fico feliz que deu tudo certo com teu filho pois minha bebê tem este problema e também vai ter que fazer a cirurgia estou desesperada mas Deus esta com nós

      Excluir
  11. OI ivanise! como vai minha amada fiquei feliz em saber como esta seu filho lindo me mande sua historia para postar aqui . que bom q ele ñ precisou de outra cirugia. esse blog tem a finalidade de ajudar todos q tem filho ou algum amigo q passou por uma situação como passei. ajudenos a contruilos. um abraço a todos

    ResponderExcluir
  12. oi,estou gravida de 7 meses e meu filho tem essa doença,estou preocupada com que esta por vir....so de pensar que ele vai passar trabalho eu fico apavorada,estamos rexando muito pra que tudo de certo e que ele sobreviva,afinal ele ja é tao esperto e ta crescendo forte....abraçao

    ResponderExcluir
  13. OI ADRIANA MINHA QUERIDA,ME DE NOTICIAS DDO SEU BEBEZINHO NÃO SE PREOCUPE TUDO VAI DAR CERTO ME LIGA OU ME MANDA UM E-MAIL POR FAVOR katia.recreacao@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  14. ADRINA O SEGREDO É CONFIAR EM DEUS O RESTO ELE FAZ. NÃO SE PREOCUPE ME DA NOTICIAS TA BJS TIA KATIA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. meu nome é evertom meu filho nasceu com essa dença mas só fizeram a cirurgia dele com 01 mes e 18 dias e ele não resistiu e chegou a óbito..... fico as vezes tentando explições pela perda do meu filho...

      Excluir
  15. oi tenho um menino portador de tf4 q aguarda a cirurgia ele tem 13 meses é lindo tenho muita fé q ficara curado....

    ResponderExcluir
  16. marta o meu filhos fez essa cirurgia com 1 ano e meio. no dia da cirurgia ficamos muito preocupados. mas depois foi uma maravilha . 24 horas apos a cirurgia ele já estava andando sozinho nem parecia que tinha passado por uma cirurgia. as crianças se recuperam muito rápido. ta ai o motivo por fazer a cirurgia enquanto são novinhos e estão nas mão de Deus.quando ele entrou no centro cirúrgico ouvimos a equipe medica fazendo orações . oravam com muito fé. pediam para Deus tomar suas mãos para que a cirurgia fosse um sucesso. tenha certeza por mais que os médicos tenhas estudado nessas horas eles colocam nas maos de Deus.

    ResponderExcluir
  17. GENTE BOA TARDE, TENHO UMA FILHA QUE NASCEU COM ESSA ANOMALIA TAMBÉM, É UMA ANOMALIA, ELA NASCEU DE 5 MESES PESANDO 1,220KG NO INICIO DOI DE MAIS SABER QUE UM FILHOTINHO SEU TA DODOI MAS DEUS ME DEUS FORÇAS PARA LUTAR QUANDO ELA FEZ 3 MESES FEZ SUA PRIMEIRA CIRURGIA CHAMADA BLALOCK DEPOIS DE 1 ANO ELA FEZ A CORRETIVA HOJE VIVE BEM É ENORME JA TA ESCOLA TEM 5 ANOS FIQUEI MUITO FELIZ EM ENCONTRAR ESSE SITE DEUS ABENÇÕE VCS meu e-mail é jacquelinemno@hotmail.com

    ResponderExcluir
  18. Oi... descobri por acaso esse blog que fala justamente do que estamos vivendo agora, minha nora esta gravida de seu primeiro filho, meu primeiro neto, esta com 8 meses e descobrimos aos 5 no exame morfologico que tem tretalogia de Falott, ficamos muito tristes e sem entender o porque e procurando saber mais e mais o que era tetralogia de Falott, se haveria cura,se a criança nasceria obrigatoriamente com sindrome de Down... ate que os medicos nos acalmaram (um pouco) explicando tudo... mas, somos humanos e o medo de vez em quando fala alto, procuramos aumentar nossa fe, gostei muito de ter encontrado esse blog e ver como tantas crianças estao bem.
    Rezo e peço a Deus toda hora que esteja com os medicos que vao opera-lo, que nos conceda a graça de te-lo conosco pois ja o amamos demais...

    ResponderExcluir
  19. Por favor, gostaria de uma indicação de um bom médico para tratar este problema na cidade de São Paulo, obrigada!!

    ResponderExcluir
  20. Olá, nosso filho nasceu com Tetralogia de Fallot e operou com 8 meses de vida. Hoje ele tem 9 anos e leva uma vida normal, adora jogar futebol e tem pequenas restrições relacionadas a esforço físico...
    Faz acompanhamento anualmente com a cardiologista pediátrica Dra. Marina M. Zamith (Tel. 55838111) e o cirurgião que o operou chama-se Dr. Renato Assad.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite essa doença defeito no coração ela é chamada de Cianose também? Porque temos uma filha co. 9 meses e infelizmente ela terá que fazer a cirurgia estamos preocupados pois se trata de uma cirurgia muito delicada

      Excluir
  21. Oi pessoal,meu nome é Luciana,tenho um filha que nasceu com tetralogia de falott e fez duas cirurgias,uma paleativa com 4 meses quando teve um AVC e depois a correção total com a equipe do Dr Zerbine,agora ela esta com 32 anos e tem sindrome de pânico quando se fala em médicos e hospital.ela fez uns exames recentes e deu problema na valvula,o coração dela cresceu muito e ela se sente muito cançada,os exames mostraram que ela terá que operar novamente e não pode esperar muito pois se passar da hora será irreversível,ela não quer operar,não sei o que fazer,tenho muito mêdo do que possa acontecer se ela não fizer esta cirurgia e ao mesmo tempo tenho mêdo se ela fizer,pois ela fala que vai morrer na cirurgia.Me ajudem,se alguém ja fez esta cirurgia mande sua experiência para meu email luduarte7@hotmail.com para ela ler e criar coragem.Agradeço muito e desejo muita saude a todos vcs.

    ResponderExcluir
  22. Prezadas preciso de ajuda, meu filho tem 1 mes e 10 dias...ele teve um paro cardíaco, levei para o hospital e entrou em coma hoje as 4 horas, depois de ter respiração artificial...os signos vitais estao voltando aos poucos..os doutores me disseram que ele tem esta ma formação. ... e precisa operar...alguma recomendação??, o nome do meu bebe é André e estou muito desesperado ... desde Lima -Peru

    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  24. ola pessoal minha filha nasceu com o mesmo problema Tetralogia de Fallot e ja fez varios exames e os medicos disseram q o caso dela não é cirurgico.ela ja esta com 5 anos gostaria de saber se vcs sabem algum caso de alguém q ja é adulto e não realizou a cirurgia e hj esta bém e pois vivo todos os dias prucupado com isso .obrigado.
    ResponderExcluir

    ResponderExcluir
  25. Olá...sou portadora dessa cardiopatia,tenho 26 anos, operei pela 1 vez com 1 aninho...tenho um casal de filhos, lindos e graças a Deus SAUDÁVEIS!!!! Daqui 4 dias farei minha 2 cirurgia...pois tenho sentido muito cansaço...Estou muito ansiosa, porém tenho muiiita fé em Jeová deus,sei que tudo vai dar certo . espero poder ajudar caso queiram tirar alguma dúvida,faço tratamento no Dante Pazzanese.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi gostaria de saber como voce se sente hoje! minha filha tem 19 anos e precisa colocar uma valvula ,ele fez coreção oas 04 anos de idade!

      Excluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  27. Olá. Senti o desejo de compartilhar nossa (minha e de minha esposa) experiência com essa cardiopatia. Espero que de certa forma ajude outros. Descobrimos a tetralogia em nossa filha aos 6 meses de gestação. Desde o momento do nascimento fizemos continuo acompanhamento, a fim de ver o melhor momento para a cirurgia e se essa seria paliativa ou corretiva completa. Com 7 meses de vida minha filha teve uma das piores crises de cianose em uma viagem que fizemos, o que nos forçou a regressar para casa. Acionamos a cardiologista que acompanhava nosso caso, que por sinal é uma excelente médica (doutora Flávia Porto Lovato). Ela nos disse para irmos ao hospital Pequeno Príncipe aqui em Curitiba e iniciarmos o internamento de nossa filha. Foram momentos muito dificeis antes da cirurgia, mas, graças ao nosso Deus e Pai, tudo correu bem e após 21 dias no hospital, entre eles 14 na UTI, voltamos para casa. Entre todos os momentos dificeis que passamos no hospital, com certeza o pior foi o momento de colocar nas mãos dos médicos a nossa filha e ficar do lado de fora aguardando a cirurgia de quase 3 horas. Resumindo... hoje nossa filha está com 4 anos e 3 meses, ou seja, passaram-se quase 4 anos da cirurgia. Nossa menininha é muito ativa, linda e normal como qualquer outra criança. Vai a escola, brinca, come de tudo e só precisou tomar medicação durante aproximadamente 3 meses da cirurgia. Hoje não faz uso de nenhuma medicação. Ela continua fazendo acompanhamento anual com a cardiologia e em todas as consultas e exames até hoje, tudo está dentro do normal. Todas as vezes que olha para ela vejo o quanto o meu Deus é maravilhoso por ter dado a chance de ter ela em meus braços.

    http://brasil.babycenter.com/thread/491659/tetralogia-de-fallot#ixzz4IqDTbMF7

    ResponderExcluir
  28. Olá meu nome é Janaína tenho um filho que se chama Felipe nasceu com esse probleminha e com 1 aninho fez a cirurgia de correção graças a Deus hoje ele está com 6 anos de idade e um menino esperto faz exames de rotina de ano em ano e a CardiCardio dele fala que provavelmente ele irá ter que fazer um catetra adulto será que precisa mesmo fico pensando mais Deus e bom é maravilhoso vai dar tudo certo !

    ResponderExcluir
  29. Boa noite pessoal no há filha de 9 meses foi diagnosticada com Cianose e o cardiologista dela já Disse que ela terá que fazer a cirurgia pois as as veias estão trocadas alguém aí conhece ou tem algum filho que já tenha feito essa cirurgia e como foi ?

    ResponderExcluir
  30. Boa noite!! Fiz minha cirurgia de t4f aos sete anos de idade,correção total. Graças a Deus deu tudo certo. Hoje estou com 39 anos. Tenho uma vida normal. Prático atividades físicas e esportes.fiz minha cirurgia em Curitiba com o Dr. Randas Vilela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Márcio Beninca...podemos conversar mais sobre o assunto?

      Excluir
  31. Oi, pessoal... venho aqui falar a todos os papais e mamães que estão passando ou passaram por essa etapa tão difícil na vida. Minha filha nasceu com T4F e operou aos cinco meses. Hoje tem seis anos e meio... saudável, super esperta e grandona. Alegria nas nossas vidas... confiem em Deus!

    ResponderExcluir